terça-feira, novembro 18, 2025
spot_img
InícioJUSTIÇASTF vai julgar coronéis do Exército por tentativa de golpe de Estado

STF vai julgar coronéis do Exército por tentativa de golpe de Estado

0:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a participação de coronéis do Exército na incitação à tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. Em decisão desta segunda-feira (6), a Justiça Militar decidiu encaminhar o processo sobre os oficiais para o STF.

O juiz federal da Justiça Militar, Alexandre Quintas, considerou que as circunstâncias apuradas apresentam conexões diretas com os fatos investigados pela Polícia Federal, no contexto dos atos de 8 de janeiro de 2023. E que os crimes investigados não são da competência da justiça militar. De acordo com Quintas, cabe à corte julgar crimes militares previstos no Código Penal Militar.

Vale lembrar que o STF determinou que é da sua competência o julgamento de todos os processos ligados ao 8 de janeiro.

Uma investigação militar apurou que quatro coronéis seriam os responsáveis pela elaboração e divulgação da chamada “Carta dos Oficiais Superiores ao Comandante do Exército”, para pressionar o general Freire Gomes, o então comandante do Exército, a aderir à tentativa de golpe de Estado e impedir a posse de Lula da Silva.

Os investigados pela autoria da carta são os coronéis da ativa Alexandre Castilho Bitencourt da Silva e Anderson Lima de Moura e os coronéis da reserva Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo.

No final do ano passado, o Exército concluiu que houve indícios de crime militar na divulgação desta carta.

Alexandre Castilho, Anderson Lima e Carlos Giovani também foram indiciados pela Polícia Federal, em 2024, por tentativa de golpe de Estado. O processo ainda está em análise pela Procuradoria Geral da República (PGR).

A reportagem procurou a defesa dos acusados, mas não obteve reposta até o fechamento da matéria.


Google search engine

Fonte Original

Funai e Ministério dos Povos Indígenas anunciam homologação de quatro Terras Indígenas na COP30: ‘Território é nosso’

Nesta terça-feira (18), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou as homologações de quatro Terras Indígenas (TIs) no Brasil, assinadas pelo presidente Luiz...

EMC participa do Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural em Varginha

EMC participa do Fórum Regional de Políticas Públicas...

Agência Minas Gerais | Cemig abre inscrições para processo seletivo do Programa de Aprendizagem

A Companhia Enegética de Minas Gerais (Cemig) abre, nesta quarta-feira (19/11), as inscrições do processo seletivo de mais um ciclo do Programa de Aprendizagem Cemig,...
ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR