A primeira edição do Festival Palco Indígena começa na próxima quinta-feira (6) e segue até domingo (9), em Porto Alegre, reunindo espetáculos de teatro e dança realizados por artistas indígenas.
A programação conta com performances e oficinas de artistas dos povos Kaingang e Mbya-Guarani, do Rio Grande do Sul, além dos Baniwa, do Amazonas, Kariri, do Ceará, e Bororo, do Mato Grosso. Todas as atividades têm entrada franca e são abertas ao público.
A produção é da Tela Indígena e o festival vai ocupar espaços na zona central passando pelo Teatro Renascença e o Parque da Redenção, além de localidades descentralizadas no território Kaingang Retomada Gãh Ré (Morro Santana) e o guarani Tekoa Anhetengua (Lomba do Pinheiro).
Confira a programação:
Além de artistas locais, como Nayane Gakre (Kaingang), o grupo Teko Guarani, da Tekoa Anhetengua, e o grupo Kaingang Tupẽ Pãn, a programação inclui referências das artes indígenas contemporâneas de outros estados, com atuação em dança, teatro, design, cinema, moda e ativismo indígena.
Entre os convidados estão a atriz, performer e pesquisadora Lilly Baniwa (AM), a artista e antropóloga Kiga Boé, do povo Bororo (MT), além de Barbara Kariri, Idiane Crudzá e Kawrã, do povo Kariri (CE), que integram a Coletiva Flecha Lançada.


