Da Redação:
Apenas 12 alunos atingiram a nota 1000 (máxima) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o país. Apenas um destes estudantes é da rede pública de ensino. Todos os resultados do Enem 2024 foram divulgados nesta segunda-feira, 13, e podem ser acessados através de enem.inep.gov.br/participante.
Os sites podem apresentar instabilidade no período próximo à divulgação, porém, com o tempo vai se estabilizando.
O número de notas máximas na redação de 2024 sofreu uma queda de 80% quando comparado com o Enem 2023, o qual 60 estudantes fecharam a redação com nota total.
Duas notas máximas foram de alunos de Minas Gerais, uma delas é a única da rede pública de ensino no recorte nacional. Os outros Estados foram: 2 Rio de Janeiro, 1 Alagoas, 1 Ceará, 1 Distrito Federal, 1 Goiás, 1 Maranhão, 1 Pernambuco, 1 Rio Grande do Norte e 1 São Paulo.
Em contrapartida, a nota média de todos os candidatos na redação apresentou um aumento de 15 pontos, passando de 645, em 2023, para 660, em 2024. Apesar da redução no número de notas máximas na redação, a média de proficiência, que mede o conhecimento geral do estudante, aumentou em três pontos em comparação com o ano anterior, saindo de 543 para 546 pontos.
Também foi registrado um aumento na presença de candidatos nos dois dias de prova em relação aos dois anos anteriores. Em 2024, 73,5% dos 4,3 milhões de inscritos compareceram às provas, e a ausência foi de 26,5%. Em 2023, a abstenção foi de 28,1% e, em 2022, de 28,3%.
Como usar a nota do Enem
O Enem é o principal método avaliativo utilizado na seleção de alunos para dar entrada no ensino superior do Brasil. É através dele que, estudantes de todo o país, podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades federais.
Uma outra opção é o ProUni, programa que oferece bolsas de estudo em universidades privadas para candidatos de baixa renda, contendo bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e também parciais, que cobrem 50% em cursos de graduação.
Participantes que realizaram a prova do Enem também podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o programa financia até 100% das mensalidades em instituições de ensino privadas. As notas do Enem também podem ser direcionadas para ingresso em universidades de Portugal que estejam conveniadas com o Ministério da Educação brasileiro.
Datas limite de inscrição
Enem / Sisu
As inscrições no Sisu poderão ser realizadas de 17 a 21 de janeiro, a chamada regular acontecerá no dia 26 de janeiro. Os candidatos selecionados poderão fazer a matrícula ou registro pré-acadêmico na instituição escolhida de 27 a 31 de janeiro. Para manifestação de interesse na lista de espera o aluno poderá fazer através do site de 26 a 31 de janeiro.
As seleções seguirão baseadas na nota de corte e quantidade de vagas de cada curso, que poderão ser conferidas, com atualização diária, pelos alunos através do site do candidato no Sisu.
Prouni
A abertura das inscrições para candidatos interessados em bolsas para instituições privadas, será no dia 24 de janeiro, com encerramento em 28 de janeiro. A primeira chamada será realizada em 26 de fevereiro, e a segunda 26 de março. Para manifestar interesse na lista de espera o aluno deverá fazer entre 26 e 27 de março.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o calendário do ProUni ainda é previsto. As datas serão confirmadas depois da publicação do edital do programa.
Fies
As inscrições para o Fies serão entre os dias 4 e 7 de fevereiro e os resultados serão divulgados em 18 de fevereiro. O início da convocação da lista de espera será em 25 de fevereiro.


