terça-feira, novembro 18, 2025
spot_img
InícioPOLITICAMineração no Botafogo, em Ouro Preto, pauta audiência pública na ALMG

Mineração no Botafogo, em Ouro Preto, pauta audiência pública na ALMG

0:00

Os riscos do estabelecimento da mineração Serra do Botafogo, em Ouro Preto, serão temas de debate amanhã (13), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Uma audiência pública na  Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização foi proposta pelo Deputado Estadual Leleco Pimentel (PT), parlamentar morador do município. O debate será realizado a partir das 15h30, no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As instituições convidadas para participar são : Associação dos Moradores e Amigos de Botafogo/MG , Associação de Proteçao Ambiental Ouro Preto (Apaop). Representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, Secretarias de Estado e Municipal de Meio Ambiente; Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), entre outros.

A audiência surgiu após um movimento popular criticar a atividade minerária na região, entendendo que a região é um dos principais símbolos do patrimônio natural e cultural de Ouro Preto.

Para o site oficial da ALMG, o gabinete do deputado Leleco informou que as empresas HG Mineração e Patrimônio Mineração buscam licenciamento para minerar na região.

Leia também:

Riqueza da Serra de Botafogo para Ouro Preto é destacada

“Proteger esta região é proteger a nossa identidade e a nossa história. Esta audiência é uma chance de pressionarmos as autoridades para que medidas efetivas de proteção sejam adotadas”, disse Leleco.

O deputado que propôs a audiência é autor de um Projeto de Lei que declara a Serra do Botafogo como patrimônio ambiental, histórico, cultural, religioso, turístico, paisagístico, hídrico e social, de natureza material e imaterial de Minas Gerais. Entre as justificativas para esse PL, Pimentel afirma que o local abriga riquezas culturais que precisam ser preservadas, como as nascentes do  Córrego Funil.

Além disso, o local ainda abriga a Estrada Velha da Cachoeira, considera como das mais importantes obras viárias do Brasil do século XVIII. “É um patrimônio cuja importância está explícita”,  disse Leleco para o site da ALMG.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Google search engine

Fonte Original

Funai e Ministério dos Povos Indígenas anunciam homologação de quatro Terras Indígenas na COP30: ‘Território é nosso’

Nesta terça-feira (18), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou as homologações de quatro Terras Indígenas (TIs) no Brasil, assinadas pelo presidente Luiz...

EMC participa do Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural em Varginha

EMC participa do Fórum Regional de Políticas Públicas...

Agência Minas Gerais | Cemig abre inscrições para processo seletivo do Programa de Aprendizagem

A Companhia Enegética de Minas Gerais (Cemig) abre, nesta quarta-feira (19/11), as inscrições do processo seletivo de mais um ciclo do Programa de Aprendizagem Cemig,...
ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR